Aula 1
Nesta primeira aula, a auxiliar de coordenação Yasmim Pontes faz uma leitura da Cartilha do Extensionista que sofreu algumas alterações para o segundo semestre de curso, então, é aconselhável fazerem a leitura da cartilha atualizada, que está disponibilizada acima. Além disso, é mostrado como entrar na página do Jornal das Senhoras no site da Biblioteca Nacional, onde se tem disponibilizado o maior acervo do jornal em questão. Também é apresentado os primeiro trabalhos que hoje conhecemos como Humanidades Digitais, além da apresentação do livro A Companion to Digital Humanities, editado por Susan Schriebman, Ray Siemens, and John Unsworth. Finalizamos a aula passeando por sites que usam Humanidades Digitais como o Project Vox, marifirmina.org, Digital Library of Medieval Manuscript Viewer, entre outros.
Aula 2
Na segunda aula disponível, analisamos o site da Cátedra Unesco para a História das Mulheres na Filosofia, Ciência e Cultura. Adentramos mais profundamente no trabalho de resgate sobre a escritora, filósofa e pedagoga Nísia Floresta. Desta forma, demonstrando que os arquivos online também servem para reconstruirmos a vida de mulheres escritoras do século XIX, fazendo, com isso, um grande trabalho de resgate dessas mulheres silenciadas.
Aula 3
Na última aula disponibilizada de forma assíncrona, nos aprofundamos nos estudos sobre o Jornal das Senhoras, nos debruçamos no livro de Constância Lima Duarte, Imprensa feminina e feminista no Brasil: século XIX. Livro este de extrema importância para o nosso trabalho de resgate que elenca os jornais oitocentista produzidos para mulher e, alguns, por mulheres. Lemos o verbete de Duarte para compreendermos um pouco mais do periódico Jornal das Senhoras.







