
Nastassja Pugliese – coordenadora
Professora Adjunta na UFRJ – Faculdade de Educação, no Departamento de Fundamentos da Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica no Departamento de Filosofia da UFRJ. Coordena a Cátedra UNESCO para a História das Mulheres na Filosofia, Ciências e Cultura, sediada na Decania do CFCH da UFRJ. Coordena o grupo de pesquisas Outros Clássicos (FE/CNPq) e é coordenadora de área (Filosofia) do PIBID 2025-2016. Foi coordenadora e fundadora do GT Mulheres na História da Filosofia (ANPOF). Atuou como Professora Visitante na Simon Fraser University (2022) e na University of Georgia (2023-2024) tendo sido contemplada com o Wilson Center Invited Lecturer Award (2024). Realiza estágio pós-doutoral na PUC-Rio em metodologia da pesquisa interdisciplinar no estudo das ciências cognitivas da religião (2023-). Atua nas seguintes áreas: história da filosofia moderna, metodologias em história da filosofia, currículo, ensino de lógica e filosofia da educação.

Renato Matoso – pesquisador
Renato possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Filosofia Antiga (área de concentração: Filosofia daLinguagem – 2009) e doutorado em Filosofia Antiga (área de concentração: Ontologia – 2014) pela mesma instituição. Atua nas áreas de Filosofia Antiga e Filosofia da Religião, com ênfase em Metafísica, Teoria do Conhecimento e Cognição. Desde 2004, exerce atividades de pesquisa junto ao Núcleo de Filosofia Antiga (NUFA) da PUC-Rio. Durante seu doutoramento, colaborou, na condição de Visiting Research Fellow, com a Prof. Mary Louise Gill (Brown University) em pesquisas acerca da obra de Platão, em especial o diálogo Parmênides. Renato exerceu pesquisas de Pós-Doutorado junto à Cátedra UNESCO-Archai da Universidade de Brasília e ao Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da UFRJ. Atualmente, Renato é professor dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Rio, Docente Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da UnB e Editor Assistente do Plato Journal – the Journal of the International Plato Society. Em 2019, Renato se tornou o primeiro pesquisador latino-americao a receber o Academic Cross-Training Fellowship (The John Templeton Foundation). É o atual presidente da Sociedade Brasileira de Platonistas (2019-2020) e membro ativo da International Plato Society, da International Association for the Cognitive Science of Religion e da Metaphysical Society of America.

Natalia Mendes
Doutora em Filosofia pela Unisinos (2022) e pesquisadora de pós-doutorado da Cátedra Unesco para a História das Mulheres na Filosofia, Ciências e Cultura com dois projetos sob a supervisão da professora Nastassja Pugliese (FE-UFRJ), coordenadora da Cátedra. O primeiro, inscrito na intersecção entre metafilosofia e historiografia, está sendo executado no Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica (PPGLM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e financiado pelo Programa Pós-Doutorado Nota 10 (PDR-10) (2024-2028) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O segundo, inscrito na intersecção entre o resgate das obras de mulheres filósofas e ensino de filosofia, está sendo executado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) através do Programa Prêmio Capes de Tese (2023).
Leticia Moreira da Silva Martins
Aluna de mestrado em educação no PPGE-UFRJ . Nesta pesquisa busco compreender quais os principais desafios de docentes negras recém-formadas do curso de ciências biológicas do estado do Rio de Janeiro na inserção no mercado de trabalho e continuidade na academia. Essa pesquisa é uma continuidade do trabalho final da especialização do CESPEB, onde busquei compreender a construção da negritude nas trajetórias de vida de licenciandos(as) negros e negras de cursos de Ciências Biológicas do estado do Rio de Janeiro e em que medida a construção de si como docente está atravessada por esse processo. Esse objetivo dialoga com autoras que pensam a formação além dos processos institucionais, a partir também da construção biográfica de si e das trajetórias de vida de professores. Analisei esses elementos a partir de entrevistas semiestruturadas. A discussão indicou que a construção de si enquanto “docente negro ou negra” não é linear, mas sim uma construção inacabada constituída inclusive no relato de si. Entre os elementos mobilizados pelos(as) entrevistados(as), podemos citar a família, a escola, aparatos midiáticos, movimentos sociais e a própria universidade.

Yasmim Pontes
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestranda em Educação pela mesma universidade. Membra da Cátedra desde 2022, tem desenvolvido projetos sobre o resgate de mulheres escritoras. Ganhou o Prêmio MITACS Globallink Research Award e cursou um semestre na Simon Fraser University no Canadá. Bolsista de mestrado PPGE/CAPES.

Juliana Souza
Licencianda do curso de Pedagogia na UFRJ. Pesquisadora bolsista de Iniciação Científica (IC/UFRJ) no Projeto Outros Clássicos: História da Filosofia e Educação (FE-UFRJ/CNPq), parte das atividades da Cátedra UNESCO para a História das Mulheres na Filosofia, Ciência e Cultura, que investiga as obras filosóficas escritas por mulheres e seus contextos, pensando na educação e na história da educação das mulheres no Brasil do século XIX. Integrante do Projeto de Pesquisa Filósofas Brasileiras no Século XIX: o cartesianismo prático e os fundamentos filosóficos do direito à educação (UFRJ). Gestora técnica do site institucional da Cátedra e suporte técnico às atividades do projeto de extensão Memória e Acervos Digitais.
Maria Eduarda Araujo Lima de Farias
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CFCH/FE) e pesquisadora bolsista em Iniciação Científica pela FAPERJ. No âmbito do grupo de pesquisa Outros Clássicos desenvolvo a pesquisa “Acesso e direito à educação no Brasil Império: Uma leitura a partir das produções filosóficas femininas no período pós-colonial” que busca contribuir com a bibliografia sobre a produção filosófica feminina no Brasil do século XIX, trazendo a luz dos debates o acesso e direito à educação durante o período pós-colonial.
Sylvia Gabriela Rodrigues Azevedo
Potiguar, graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora da Cátedra UNESCO para a História das Mulheres na Filosofia, Ciências e Cultura onde investiga a história das pesquisadoras e professoras do Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Rio de Janeiro. Foi 2º lugar no prêmio Eliza Frota Pessoa na categoria Ciências Humanas 2023, com trabalho sobre a promoção da igualdade de gênero na matemática. Sylvia Gabriela é bolsista de iniciação científica pela FAPERJ.
Colaboradores

Gisele D. Secco
Doutora em Filosofia pela PUC-Rio e especialista em filosofia das ciências formais (computação, lógica e matemática). Foi professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-2018), na Universidade Federal de Santa Maria (2018-2023) e na California State University San Bernardino (2023-2025). Tem experiência em tópicos de ensino de lógica e filosofia desde uma perspectiva interdisicplinar e se interessa pelo programa de resgate de mulheres na história e na filosofia das ciências formais.
Ex-alunas

Karyne Passos dos Santos
Karyne Passos é educadora, produtora cultural e pesquisadora. Tem como tema de pesquisa a reeducação das relações étnico-raciais através de movimentos sociais e em sua atuação desenvolve e coordena a execução de projetos culturais e educativos em prol da valorização das histórias, culturas e vidas negras e periféricas. É coordenadora do Slam Laje, primeira batalha de poesia do conjunto de favelas do Complexo do Alemão; co-idealizadora do projeto “Nunca Foi Sorte, Sempre Foi Poesia”, onde atuou na produção editorial do livro NFSSFP, na produção geral do filme NFSSFP e também na produção do 1º circuito literário realizado no Complexo do Alemão; e fundadora da Editora Slam Laje. Bolsista de mestrado do PPGE/CAPES.







