A Cátedra UNESCO para a História das Mulheres na Filosofia, Ciências e Cultura é um espaço de formação interdisciplinar que busca o diálogo intercultural através da história da filosofia, das ciências e das culturas, integrando esforços de pesquisa, ensino e extensão. Um dos objetivos específicos desta Cátedra são avançar e ajudar a mapear o patrimônio cultural e intelectual brasileiro.
Nós entendemos a Filosofia e a Educação como áreas estratégicas para o desenvolvimento e o fortalecimento da qualidade da educação de mulheres e meninas no país e no mundo. Dado o caráter interdisciplinar da Filosofia e seu espaço privilegiado de pesquisa e a capilaridade dos projetos pedagógicos em Educação, a cátedra pretende, através da proteção e transmissão de produções intelectuais, servir como espaço de fortalecimento e de desenvolvimento de seus impactos e influências tanto nas universidades quanto na cultura brasileira e global. O espaço interdisciplinar que existe na interseção da Filosofia com a Educação permite que o projeto de resgate do patrimônio imaterial estimule, através da garantia ao direito à memória intelectual, o acesso de meninas e mulheres à educação de qualidade e promova sua permanência na universidade.
Nossos objetivos estão concentrados na promoção da cidadania através do estudo das histórias das mulheres na filosofia, nas ciências e na cultura, buscando a compreensão e a proteção da multiplicidade de seus legados intelectuais através de dois eixos institucionais principais: (1) o fortalecimento e ampliação das pesquisas no tema, e (2) o estímulo à diversidade na academia brasileira no âmbito do ensino e da extensão, bem como no debate de políticas públicas, para o fortalecimento da educação inclusiva.
A cátedra apoia tanto o resgate e a preservação de obras escritas quanto de saberes orais, através da realização de pesquisas, da digitalização de manuscritos, construção de bases de dados, conferências, publicações, divulgação científica e projetos culturais. Para isso, motivamos a pesquisa e o ensino de obras escritas por ou sobre mulheres brasileiras e suas conexões com a história global das idéias. Estimulamos, através de projetos em educação que informem políticas públicas, a coleta e análise de dados que preencham lacunas de gênero e território. Desenvolvemos o letramento digital e promovemos pesquisas em Humanidades Digitais ligadas à busca de fontes primárias em acervos, bibliotecas e arquivos.
A Cátedra UNESCO para a História da Filosofia, Ciências e Cultura é uma iniciativa apoiada pela Decania do CFCH, a Faculdade de Educação da UFRJ e o Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica do Departamento de Filosofia da UFRJ. A Cátedra faz parte da rede de Cátedras UNESCO da América Latina com foco em gênero e educação para os direitos humanos e foi instalada na UFRJ em março de 2022.
Saiba mais:
https://www.unesco.org/en/gender-equality/chairs
https://www.unesco.org/en/gender-equality
Aqui você pode conferir alguns documentos internacionais importantes que orientam o trabalho da Cátedra UNESCO para a História das Mulheres na Filosofia, Ciências e Cultura:







